Ética

Cerca de 1376 frases e pensamentos: Ética

ÉTICA PASSADA A LIMPO

Muito se fala sobre ética nos dias atuais. O tema está na ordem do dia, tanto no meio acadêmico como nas ruas, em que se trata de temas cotidianos como a corrupção na política e a violência. Nas universidades busca-se entender as razões pelas quais o ser humano é correto ou não; busca-se viajar pelas sendas da filosofia, onde pensadores de épocas diferentes tentaram responder se o ser humano é naturalmente bom ou não. Há uma angústia recorrente dos filósofos em construir conceitos que ajudam a sociedade a viver melhor.
Protágoras, pensador grego que viveu entre 487 e 420 antes de Cristo, achava que ética era uma coisa empírica. Cada pessoa, segundo ele, adotaria a conduta mais conveniente à sua própria escala de valores. Para o pensador, o certo e o errado deveriam ser avaliados em função das necessidades do homem, e, portanto, os critérios de avaliação variariam de sujeito para sujeito. Posição parecida, mas ampliada, adotaram dois sociólogos franceses, Durkheim e Bouglé, no século 19, que consideravam que os valores éticos (o certo, bom, justo, verdadeiro) são obtidos por apreciação coletiva, e, portanto, variam conforme o grupo focalizado.
Mas antes deles alguém definiu, com mais precisão, o sentido da palavra ética. Foi Aristóteles, que afirmava existir um valor supremo, que norteia a vida das sociedades. Esse valor é a felicidade. Felicidade, em grego, é a junção de eu (bom) e demonia (espírito). A corrente foi enriquecida, mais tarde, por outros filósofos que consideravam que a felicidade era o fim, o objetivo, e que a virtude era o meio, a ferramenta, para se alcançar a felicidade.
No meu livro Os dez mandamentos da ética, faço uma reflexão sobre a genial obra "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Apresento os passos para que a ética seja vivenciada.

O primeiro é fazer o bem.
O segundo é agir com moderação, buscando o equilíbrio, eliminando os excessos.
O terceiro é saber escolher, e aí está implícito o favor de subjetividade que é preciso existir em cada conceito, porque cada ser humano é diferente do outro, e carrega sua experiência, sua cultura, que o torna único. A questão, envolvida na escolha, é que a decisão, para ser boa, precisa levar em conta, necessariamente, os dois passos anteriores: fazer o bem e agir com moderação.
O quarto passo é praticar as virtudes. Uma atitude essencial, porque não basta fazer o bem, agir com moderação e saber escolher, se a pessoa não se dedicar a praticar os valores que adquiriu.
Com isso, o quinto passo é praticamente automático: viver a justiça. Quem segue os quatro primeiros passos aprende, incorpora o sentido de fazer as boas coisas olhando para o outro e para as necessidades do outro, sem esquecer de si mesmo. Isto é a base da justiça.
O sexto passo é valer-se da razão, ou seja, da consciência, do pensamento analítico. Está intimamente ligado ao sétimo passo, que é valer-se do coração. Duas orientações que se complementam: a pessoa deve usar uma balança em que se equilibrem, com peso equivalente, o racional e o emocional. As chances de que as escolhas sejam acertadas, agindo assim, são grandes.
O oitavo passo é ser amigo. Quem é amigo aplica todos os conceitos que acabamos de ver, sem dificuldade.

O nono passo (cultivar o amor) é quase um corolário para o décimo (ser feliz).

Aí está, portanto, um rosário de recomendações que retira o aspecto generalista dos conceitos que historicamente acompanham as discussões sobre ética. Norberto Bobbio, um dos grandes pensadores contemporâneos, por exemplo, aponta a honestidade como uma virtude válida para todos os homens, mas que, ao mesmo tempo, é uma atitude unida à conduta correta de uma pessoa no exercício da sua profissão. Ou seja, o homem tem que ser honesto, mas o médico também tem que ser um profissional honesto. É isso o que se diz nas ruas e em todos os lugares.
Este tema é fundamental na escola. Um dos tantos objetivos da educação é ensinar a conviver. E o convívio significa respeito, cooperação, ternura, enfim. E isso é a ética. A ética se aprende nos livros, nas lições dos grandes mestres. E se aprende no cotidiano, no exercício de ser correto.
Bom seria se os pais dessem o exemplo primeiro. Os filhos precisam de referências. Que os políticos e as pessoas de alguma visibilidade também se preocupassem em viver de maneira correta e que na escola professores e alunos interagissem de modo a construir relações éticas que gerassem um clima de confraternização e cooperação. E esse aluno-cidadão será um profissional-cidadão. E portanto ético e portanto feliz.
Aliás, esse é o conceito já presente em Aristóteles: nascemos para ser felizes e para fazer os outros felizes. Isto é a ética.

(Artigo publicado na Revista Profissão Mestre, edição de novembro de 2007)

Serei ético, pois estou baseado na racionalidade humana, na razão cognitiva, ao contrario dos moralistas que são livre de razão, baseado em costumes, ambiente e situação... Exceto a razão cognitiva, sou livre, tenho muito mais campo de atuação, sou livre para o jogo... Meu jogo é limpo porém muito bem trabalhado...

Sou a favor da evolução da ciência, desde que a evolução da ética siga o mesmo ritmo. De nada adiantará toda a nossa história se formos destruídos pelas nossas próprias invenções.

A independência de todos, depende do comprometimento ético de cada um.

O sinthoma do final de análise obedece à ética do bem-dizer própria à psicanálise: é um real bem-dito.

Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo.
Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendemos a devolver o que não nos pertence

A boa educação é como uma moeda de ouro: TEM VALOR EM TODA PARTE.

As vezes nos sentimos tão chateados e não entendemos certas atitudes das pessoas.
A falta de ética, a falta de bom senso está se tornando cada vez mais comum!... as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas... o amor ao próximo está se esvaindo, ninguém se preocupa mais com o "amor"
A falta de elegância então nem se fala...
As pessoas estão tão desacostumadas a amar que quando recebem um abraço, um beijo carinhoso, se sentem surpreendidas e não acreditam na sinceridade desse gesto!... É uma pena tudo isso!...O que isso gera?!....Tenho medo de saber.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

Crise é sintoma de desarranjo ético político

O álcool é o veneno da ética e a ruína das mentes brilhantes. O elixir da burrice. Ele tem o poder de potencializar a vontade do indivíduo de fazer o que não presta. Mas é bom beber algumas vezes. Ser inteligente e bonzinho o tempo inteiro é muito cansativo.

Não ter educação já comprovei que alguns "educados" já deixam a ética pra criticar em vez de educar os outros.

Nem sempre siga a ética e a moral que todos pregam, mas saiba que antes de tudo você deve manter sua honra e dignidade.

Parece para mim que fazer sucesso com algo bom e ético saiu de moda.

⁠“Cativar uma pessoa, no sentido ético, ao ponto de tornar-se necessário para ela; É agregar razão à própria existência”
Ney P. Batista
Apr/02/2022

Poucos com muito e muitos sem nada. Qual a ética de compactuar com um mundo desigual?

⁠Ser ético é ter uma visão crítica das coisas sem se vender ao erro.

Sucesso é o resultado da soma de:
capacitação, tempo, resiliência e ética

⁠Sem ética não há negociação.

⁠Respeito e Ética é o que você faz na minha frente.
Caráter é o que você faz nas minhas costas.

É no decorrer da ética da virtude que a felicidade floresce naturalmente;

⁠A política é para os políticos; a arte é para os artistas, a poesia é para os poetas, mas a ética é para todos.