Eric Ventura

101 - 125 do total de 141 pensamentos de Eric Ventura

São elas que abrem pra nós as portas do mundo. E nessas mesmas portas é que elas sempre nos esperam quando voltamos pra casa.

Dia das Mães

Inserida por ummeninocaminha

Há momentos que é necessário procurar o silêncio em nossos pensamentos. A paz, que lá existe, pode responder perguntas que no barulho não conseguimos ouvir.

Inserida por ummeninocaminha

Precisamos de uma pausa para a vida prosseguir. Analisar nossos erros nos ajuda a dar passos certeiros. Assim, enxergando o caminho com mais clareza, descobrimos o que realmente nos move, resultando numa vida com mais essência.

Inserida por ummeninocaminha

Devo respeitar esse inventor de separar em conjuntos os dias, meses e anos. Esse cara sabia exatamente como é o ser humano. Vivemos não o hoje, mas sim o amanhã. Pra nós, sempre o futuro será mais bonito do que o presente. E não é pra menos, é lá que habitam nossos sonhos, o mistério, o inalcançável. E infelizmente somos assim, o que não podemos ter é o que achamos ser o melhor pra gente.

Para crescer é necessário mudar. Para mudar, é preciso ter coragem. E para se ter coragem, é preciso sonhar. Deixar o passado pra trás só é difícil se não crermos que o futuro pode ser ainda melhor. Assim, o hoje é nossa melhor oportunidade.

Inserida por ummeninocaminha

Se ele topar dividir a mesma estrada com você, lado a lado, siga viagem sem medo: ele é único.

20/07 | Dia do Amigo

Inserida por ummeninocaminha

Todos nós temos algumas lembranças de Natais passados. Detalhes que nos são importantes, podem não fazer sentido algum para outros. São memórias de uma noite feliz, da recordação da infância, de alguém, de algo.

Para muitas pessoas, esses finais de ano foram perdendo um pouco de seu encanto com o passar dos tempos. Parece que a cada ano foi ficando mais triste. Aquelas luzinhas dos enfeites foram se apagando de uma em uma. Sempre dizemos o mesmo: “o Natal não é mais o mesmo”. E não é mesmo. Mas podemos fazer algo a respeito.

A vida tende a nos empurrar pra baixo. E não tá fácil pra ninguém ultimamente. O que devemos perceber é que a maioria desses problemas e necessidades, somos nós mesmos que criamos. E somos nós que temos que resolver. Não vamos encontrar a solução embrulhada numa caixa, deixada debaixo da árvore de Natal. E nem deveríamos, a vida não nos deve nada. Aliás, acho que nós é que devemos à ela.

Entretanto, sempre somos presenteados quando nos mantemos em pé. A vida é como um amigo secreto. Só vamos receber um presente se também dermos um outro à alguém. Assim, vamos desembrulhar presentes durante toda nossa estadia nesse planeta. E o melhor presente que você pode dar é fazer o bem. Aos outros, a si mesmo. Então sorria, você já recebeu seu presente de hoje. Ganhou mais um dia pra se deixar ser feliz.

Que nessa noite de Natal, as estrelas irradiem luzes de felicidade sobre você. E que Aquele menino que tanto caminhou por nós, te abençoe. Feliz Natal!

25/12 | Natal

Inserida por ummeninocaminha

Nunca saberemos se estamos realmente prontos para o próximo passo. Sendo assim, mesmo sem coragem, deixe suas pernas se moverem rapidamente. Entre vários passos tortos é que surgirão os certeiros.

Inserida por ummeninocaminha

Eles nos ensinaram a dar os primeiros passos. E estarão sempre nos dando apoio pra que cheguemos cada vez mais longe.

Dia dos Pais

Inserida por ummeninocaminha

Em algum determinado momento, queremos nos sentir reis do mundo, ser livres. Queremos sentir a leveza dessa liberdade, não tocar o chão com os pés. Igual quando criança, sentado naquele balanço do parque, deixando o vento esbarrar em nossos rostos e bagunçando nossos cabelos. E depois saltar lá de cima, tendo a sensação de voo, mesmo que por alguns segundos.

Adultos, queremos que esse salto seja maior. Queremos ganhar o mundo. Mas, por esse caminho, muitos não conseguirão nos acompanhar. Como aqueles que nos carregaram no colo, que apenas poderão nos assistir subindo às alturas, chacoalhando os braços num sinal de até logo, esperando que seja realmente logo.

Aquela época, pelo menos por enquanto, passou. Assim, aprendi com meus pais que o tempo passa, mas que os laços de união serão sempre mais fortes. Não há distância se o lar de quem amamos fica dentro da gente. Se a ausência tentar nos separar, a saudade me fará voltar. E quando nos reencontramos, confirmei: nunca estivemos separados.

Inserida por ummeninocaminha

Dê adeus ao seu antigo "eu". Dê adeus à aventura que já devia ter acabado. E dê boas vindas para a nova que se inicia. E ela, meu amigo, começa agora.

Inserida por ummeninocaminha

Não adianta planejar toda uma vida se, para cada passo, há seu tempo. Seguir um roteiro pode nos fazer perder algumas belas surpresas pela frente. Se seguirmos nosso instinto, aceitando e se adaptando as mudanças, o vento soprará a nosso favor.

Inserida por ummeninocaminha

Segunda-feira, geralmente, é o dia da semana mais odiado por todos. Apenas pelo fato de nos lembrar ser o começo de tudo, de novo. Mas se pararmos pra pensar, descobrimos que há uma mágica por trás dela: é o dia em que mais confiamos a nossa chance de recomeçar. É o nosso primeiro de janeiro particular, podendo ser em qualquer semana do ano. É o dia que começa o regime. O dia de voltar a frequentar a academia. Aquele dia de pôr em prática todos aqueles projetos engavetados. Deveríamos, na verdade, odiar a terça-feira, pois esse é o dia que jogamos tudo pro alto e desistimos.

Nossos hábitos diários são os resultados que teremos lá na frente. Assim, se acordarmos com boa vontade, conseguiremos realizar aquilo tudo que só nós podemos fazer pela gente. Mas é tão difícil continuar firme em nossos objetivos que, talvez, começar todos os dias seja a solução.

Inserida por ummeninocaminha

A volta de uma viagem é dura. Você se vê jogado no meio da realidade novamente e é obrigado a se adaptar a ela. A vida quer que você tome o caminho da esquerda, mas é ela, a direita, que encanta aos olhos.

O impasse sobre múltiplas oportunidades nos sufoca. Criamos obstáculos que nos impedem de aceitar haver desistências em cada escolha. Nesse momento descobrimos se somos fortes. Se não, é a chance perfeita de tentar ser.

Assim, tentamos ver além antes mesmo de dar o primeiro passo, mas não é possível. Temos que nos arriscar acreditando que a decisão escolhida é a melhor para nós, para nosso crescimento. E sem medo de errar. Aí, um dia, quando tivermos a certeza de qual estrada tomar, a gente aprende usar só a passagem de ida.

Inserida por ummeninocaminha

A verdade é que aprendemos a não olhar para o próprio umbigo porque a subida é mais gratificante quando acompanhado. Então, a conquista do mundo, talvez, seja muito mais do que isso. Ter alguém pra dividir a estrada, essa pode ser uma delas.

Inserida por ummeninocaminha

Às vezes, a gente se perde mesmo sabendo o que estamos buscando. Tudo se torna num emaranhado de problemas que nos impedem de enxergar em como nos livrar. Mesmo com tanto ruído ao redor, nossa cabeça é um completo silêncio. É estar sozinho como um único peixe no imenso mar. Quanto mais você nada, mais no nada você fica.

Permanecer ou não nesse estado nem sempre é uma questão de escolha. Muitas vezes só deixa de ser permanente quando somos salvos por um outro alguém. Assim, temos que deixar viajar ao nosso lado aqueles que gostamos. E é preciso manter o pé sempre firme na estrada. Alguns tropeços são inevitáveis, mas essas breves frustrações serão aspectos positivos e nos tornarão num melhor viajante no decorrer do caminho.

Inserida por ummeninocaminha

É engraçado como passamos dias, meses, às vezes até anos, querendo alguma coisa e, quando ela finalmente aparece, ficamos paralisados e não sabemos se estamos preparados para encará-la. Nesse instante é que descobrimos como gastamos mais tempo desejando do que se preparando para a hora certa. Mas a verdade é que sempre teremos esse sentimento, pois mesmo achando que não, temos medo da mudança.

Acredito que nos infortúnios é que crescemos como pessoas. Esses dias de infelicidade devem ser temporários, são grandes oportunidades de despertarmos e darmos um basta no sono chamado comodidade. Os momentos de desventuras que insistem em perseguir nossos dias devem acabar. A vida é tão curta e passa rápido demais para não colecionarmos algumas memórias que nos tirem o fôlego.

Nunca saberemos se estamos realmente prontos para o próximo passo. Sendo assim, mesmo sem coragem, deixe suas pernas se moverem rapidamente. Entre vários passos tortos é que surgirão os certeiros.

Inserida por ummeninocaminha

Às vezes, um único momento de paz nos faz lembrar quem somos de verdade. Essa pessoa pode desaparecer de vez em quando, mas se nos esforçarmos, ela não irá embora. Se demorarmos pra fazê-lo, alguma hora, podemos não descobrir mais onde encontrá-la.

Inserida por ummeninocaminha

Quando nos sujeitamos a embarcar numa viagem, somos obrigados a deixar algumas coisas pra trás. E essa é uma das melhores coisas que ela nos proporciona. O viajante aprende que não deve se prender à coisas, muito pelo contrário, deve se apegar ao momento exato em que está vivendo.

Inserida por ummeninocaminha

A vida nos pega de surpresa. Num determinado momento temos a convicta razão do que queremos. Numa outra situação, mudamos completamente nossa trajetória. Mas, desta vez, pode ser que não estejamos perdidos e, sim, amadurecendo.

Quando jovens, queremos ganhar o mundo, seja lá o que isso signifique para cada um. Mais experientes, continuamos com a mesma perspectiva, mas agora sabemos como o fazer, ou bem mais provável, o que não fazer. A verdade é que aprendemos a não olhar para o próprio umbigo porque a subida é mais gratificante quando acompanhado. Então, a conquista do mundo, talvez, seja muito mais do que isso. Ter alguém pra dividir a estrada, essa pode ser uma delas. Ou pode ser conquistar notoriedade, nem que seja para apenas uma pessoa. E se de alguma forma a tocamos, valeu a pena.

Assim, não adianta planejar toda uma vida se, para cada passo, há seu tempo. Seguir um roteiro pode nos fazer perder algumas belas surpresas pela frente. Se seguirmos nosso instinto, aceitando e se adaptando as mudanças, o vento soprará a nosso favor.

Inserida por ummeninocaminha

Quero aproveitar o prazer das pequenas coisas. Uma corrida matinal. A sensação de voo ao decolar. Tomar um café com a vista de um pôr do sol. Ler à luz do luar. Dirigir sem destino com os amigos. Tomar banho no escuro.

Às vezes, um único momento de paz nos faz lembrar quem somos de verdade. Essa pessoa pode desaparecer de vez em quando, mas se nos esforçarmos, ela não irá embora. Se demorarmos pra fazê-lo, alguma hora, podemos não descobrir mais onde encontrá-la.

Inserida por ummeninocaminha

Quando nos sujeitamos a embarcar numa viagem, somos obrigados a deixar algumas coisas pra trás. E essa é uma das melhores coisas que ela nos proporciona. O viajante aprende que não deve se prender à coisas, muito pelo contrário, deve se apegar ao momento exato em que está vivendo. Assim, que possamos compartilhar de nossas experiências e deixar algumas histórias pra trás. Algum quarto que deixamos vazio por aí e sentimos saudades, hoje é habitado por um novo alguém, que ainda ficará para um outro amanhã. E que, nesse ciclo que muda constantemente, novas histórias se iniciem.

Inserida por ummeninocaminha

Às vezes nos sentimos fracos por algum plano não ter dado certo, mas não entendemos que aquele não era o momento adequado ou então que algo melhor nos espera. Podemos planejar, mas é na estrada que realmente nos conhecemos e descobrimos o que é melhor pra gente.

Inserida por ummeninocaminha

Que o seu direito de voar não se limite apenas a subir em um avião, mas sim que faça bater seu par de asas onde quer que você esteja. E que essa sensação de voo permaneça em todos os momentos de seu novo ano.

Reservei este ano para ver o mundo.

Inserida por ummeninocaminha

Gosto dessa relação de viagem com a vida, acho que se acreditamos que elas se parecem, a aproveitamos melhor, pois durante uma aventura é que aprendemos a valorizar as chances à nossa frente. Nos damos a oportunidade de sermos uma nova pessoa, aquela que somos de verdade e às vezes nem sabemos. De termos novas histórias para contar. De fazermos novas amizades. Entre vários outros novos pela frente.

Cada viajante tem seus propósitos, suas buscas e seus questionamentos. A estrada foi a forma que cada um encontrou para se encontrar, cada qual com uma bagagem diferente, procurando destinos diferentes. Que continuemos a prosseguir e cada um possa encontrar seu caminho. E quando achar algum, que outras jornadas apareçam pra que nossas viagens nunca acabem.

Inserida por ummeninocaminha